domingo, 25 de abril de 2010

San Pedro de Atacama: Um lugar de outro Mundo

Existem alguns lugares do nosso planeta que parecem ser de outro mundo. E o deserto de Atacama é um deles. Localizado na região norte do Chile, com altitudes que variam desde quase ao nível do mar até 6.885 metros, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, sendo. Possivelmente é o lugar na Terra que passou mais tempo sem chover, sendo registrados 400 anos sem indícios de chuva. Apesar de não ter chuvas é comum nevar na região perto dos vulcões.

Devido às difíceis condições climáticas e geográficas, o deserto tem poucos povoados. Um dos poucos, mas muito conhecido, é San Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3.000 habitantes e está a 2.400 metros de altitude. O povoado tem uma vida agitada, com vários hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato local, servindo de ponto central para o turismo na região.

Com suas peculiares geografia e sua história, o Deserto do Atacama é procurado por turistas em busca de aventura, desde a prática de trekking, montanhismo, cavalgadas, off-road, até mountain bike e sand board. Além disso, atrai arqueólogos por seus interessantes artefatos arqueológicos e históricos, incluindo múmias com mais de 1000 anos deixadas pelos Chinchorros (antigos habitantes da área). Os astrônomos também apreciam a altitude, a reduzida presença de luzes artificiais das cidades e os céus limpos para realizar suas atividades. Não faltam viajantes de outras tribos como exotéricos e malucos-beleza.

A geografia da região é variada e conta com salinas, gêiseres, vulcões, lagoas coloridas, vales verdejantes e canyons de água cristalina. Suas principais atrações são:

- Valle de la Luna: Famoso por sua semelhança com a superfície lunar, está localizado na zona da Cordillera de la Sal. Talvez seja a sensação mais próxima de estar fora do nosso planeta e a vista é de tirar o fôlego. Destaque para as Três Marias, Anfiteatro e cavernas. Há uma grande quantidade de Cristais de sal. Os passeios normalmente têm uma duração de 2-3 horas e percorrem uma distancia de aproximadamente 17 Kms. Clique aqui para ver o que um amigo escreveu sobre sua visita ao Valle de la Luna.


- Salar de Atacama: Localizado ao sul de San Pedro está o centro do impressionante Salar de Atacama. A lagoa Chaxa, habitada por flamencos e localizada nos salares, proporcionam um espetáculo fenomenal refletindo os vulcões Lascar e o gigante Licancabur, que podem ser avistados durante grande parte do trajeto de 38 Kms que leva até o povoado de Toconao. O passeio toma em torno de 3-4 horas.

- Geyser del Tatio: A parte mais difícil da visita é ter que acordar tão cedo... às vezes por volta das 3:30 da manha... mas o sacrifício vale a pena! Esse campo geotérmico que está localizado a 4.300 metros de altitude, aos pés do vulcão Tatio, apresenta um show natural de rara beleza todos os dias, ao amanhecer, quando afloram jatos de vapor dos poços de água fervente, gerando colunas de vapor de até 11 metros. O passeio é longo, pode tomar até 8 horas e percorre 89 Kms de “morro acima”. Muito cuidado ao caminhar entre os poços (pode haver sérias lesões aos descuidados) e respeite as sinalizações no local que não foram colocadas aleatoriamente.


- Termas de Puritama: São poços de águas termais (com temperatura média de 30º C) derivados do rio Puritama que produz águas quentes. O tour toma de 4-5 horas e está a 28 Kms de San Pedro.

- Pukará de Quitor: Estas são as ruínas da fortificação construída pelo povo atacamenho para se defender de outros povos que habitavam a região do deserto. Faça o passeio com um guia que contará as curiosidades dessa construção. O passeio tem uma duração aproximada de 2 horas e está a somente 3 Kms.

- Valle de la Muerte: Esse vale montanhoso e arenoso está localizado muito próximo a San Pedro. Para chegar até os visitantes passam pela Cordillera de la Sal que tem esculturas naturais extraordinárias. As pessoas costumam se reunir no alto de grandes dunas para apreciar a vista da região e o pôr-do-sol (às vezes, juntamente com o nascimento da lua), quando as cores das montanhas e do céu sofrem uma dramática transformação, com matizes que não são vistos normalmente. É um passeio que normalmente leva 2 horas e percorre uma distancia de 3 Kms.

- Lagunas Altiplanicas: As lagoas Miscanti e Miñique estão localizadas a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Para chegar lá o viajante deve recorrer uma distancia de mais de 90 Kms e dura aproximadamente 5-6 horas. No caminho pode-se avistar muita vida silvestre, incluindo os famosos Guanacos e Emus que vivem na região.

- Ruinas de Tulor: São parte importante do conjunto arqueológico da região. Tulor é um antigo povoado atacamenho de mais de 3.000 anos que estava coberto pela areia do deserto. Uma parte das construções foi recuperada por um projeto de pesquisadores e pode ser visitado.

- Museu Arqueológico Padre Le Paige: Esse pequeno museu é uma visita obrigatória pelo seu valor histórico. Lá está uma coleção de mais de 380.000 peças que correspondem ao periodo desde as origens da cultura atacamenha até a chegada dos espanhóis.

- Iglesia de San Pedro: É a maior igreja da região e também a mais bela. Tem importância histórica e foi sede paroquial antes de 1641.


A única coisa que não funcionou na minha viagem ao Deserto de Atacama foi minha máquina fotográfica, que me deixou na mão logo no primeiro dia de viagem... e esse é um lugar que inspira fotografias... me senti chegando à Lua e sem ter uma máquina para registrar o fato. Por isso, a maioria das fotos neste post não são minhas, elas foram gentilmente cedidas pelo Universo, meu pai, que é um excelente fotógrafo amador.

Minhas Dicas:
  • Onde ficar: Existem varias boas opções de hotéis em San Pedro de Atacama. Eu estive hospedado no Hotel Tulor (C/ Domingo Atienza s/n, Tel: +56-55 851027) que oferece boas instalações, serviço e café da manha, além de estar muito bem localizado. Outras boas opções são o sofisticado Hotel Explora (C/ Ayllú de Larache, Domingo Atienza S/N, Tel +56-2 2066060), ou o exclusivo Hotel Kimal (C/ Domingo Atienza 453, Tel: +56-55 851152) que tem uma atmosfera de hotel boutique, ambos recomendados por amigos que estiveram por lá.

  • Onde comer: A atmosfera ‘cosmopolita’ do povoado se reflete na culinária de San Pedro. Minha escolha favorita é o Café Adobe (C/ Caracoles 211, +56-55 851132) que talvez seja o ponto mais concorrido nas noites do povoado. Já o Café & Cia. (C/ Toconao 568, Tel: +56-55 851506) oferece opções de comidas ligeiras num quintal sombreado. Outro local, que não conheci e é novo, mas foi recomendado é o Blanco (C/ Caracoles 195, Tel: + 56-55 851301). Finalmente está o Restaurante Paacha (C/ Domingo Atienza 453, Tel: +56-55 851152) que é parte do Hotel Kimal e oferece uma cozinha internacional excelente.
  • O que e onde comprar: San Pedro tem uma variada opção de lojas onde podem ser encontrados artesanatos locais. Destaca-se o atelier La Mano de Arte (Tel: + 56-08 2190627) da ceramista e escultora Tatane Duran, cujo lindíssimo trabalho está em exposição permanente no Café Adobe.
  • Quando ir: Recomendo ir durante a primavera, quando chove menos. A oscilação térmica que vai de 8º a 25º C ocorre em outras épocas do ano de qualquer forma.
  • Como chegar: Não existem vôos a San Pedro de Atacama que está localizado a 1.670 ao norte de Santiago de Chile. O aeroporto mais próximo está em Calama, onde chegam 8 voos diários desde Santiago durante a semana e 5 voos nos fins de semanas. As companhias aéreas que operam este destino são Lan Chile e Sky Airlines.
  • O que levar: Em qualquer época do ano é recomendável levar roupa para clima de calor (bermudas, camisetas e trajes de banho) pra usar durante o dia, e roupa frio (casacos, blusas de lã, calça comprida, etc) para a noite que é bastante fria. Não se esqueça de levar protetor solar!
  • O que não levar: Expectativas com relação à infra-estrutura de San Pedro. As ruas são de terra, os hotéis e restaurantes são agradáveis mas estão longe de oferecer luxo. É um destino para turistas que gostam de natureza e aventura e isso faz parte do espírito do lugar.
  • O que não deve deixar de fazer: Além de todas as opções de passeios turísticos, uma atração imperdível é o Tour Astronômico oferecido pela agencia SPACE (C/ Caracoles Nº 166, Tels: +56-55 851935 / +56-9 817 8354), no qual o astrônomo francês Alain Maury leva os viajantes a um centro de observações ao ar livre, localizado a 10 minutos do centro de San Pedro. Os equipamentos são de primeira e as lições de astronomia são excelentes. No final do tour que toma aproximadamente 3 horas, os visitantes recebem chocolate quente e participam de uma apresentação muito interessante.
  • Para mais informações sobre San Pedro de Atacama: http://www.sanpedroatacama.com/
Importante:

  • Planeje bem a viagem para não perder tempo. Lembre-se que a distancia entre o aeroporto de Calama e San Pedro é de 98 Kms, sem contar os tempos com trâmites no aeroporto, que consomem parte do tempo disponível das viagens.
  • San Pedro e grande parte das atrações estão numa região de grande altitude o que pode provocar mal-estar em muita gente. Se possível, recomendo chegar e descansar pra dar tempo ao organismo se adaptar à altitude, além de tomar os passeios com calma e caminhar num ritmo tranqüilo.
  • Para visita aos geysers levar roupa de frio (bem grossa) já que a temperatura geralmente está abaixo de zero nas manhãs, traje de banho se quiser se aventurar nas termas (ainda que vi muitos europeus nadando com roupas de baixo e até como Deus os colocou no mundo, sem dar a mínima...), toalha e água mineral. Aproveite pra tomar café da manhã com leite fervido e ovo cozido nas águas dos geysers.

4 comentários:

redatozim disse...

É uma puta viagem, Uli. Ah, rola total nadar de cueca nas termas, então nem se preocupem com roupa de banho.

Ulisses disse...

É verdade... além disso, quando eu estive lá tinha uma quantidade enorme de europeus nadando pelados... pra que preocupar com roupa de banho?

J.Universo Soares disse...

A foto da casa branca que está logo abaixo das dicas, à esquerda, é a casa que pertenceu a Pedro de Valdívia, oe espnaho que andou azarando por lá. A igreja branca que aparece nas fotos é mais velha do que o Brasil, tem mais de 1.500 anos.
Fotógrafo amador e dos bão.
Bjs do Pai.

J.Universo Soares disse...

Uma experiência que deve ser de uma beleza rara é quando deserro fica florido. Já vi posters, é uma "magavilha". Só que não aocntece todos os anos, para o deserto ficar florido depende de uma série de fatores e quando ocorre o fenômeno é de curta duração. Vale a pena tentar pesquisar sobre em que condições, quando e como fazer para ver esssa explosão da natureza.
Juízo!!! Universo