domingo, 18 de abril de 2010

Curiosidades: Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal está relacionada com a overdose de beleza. É uma doença psicossomática bastante rara, caracterizada por aceleração do ritmo cardíaco, vertigens, falta de ar e mesmo alucinações, decorrentes do excesso de exposição do indivíduo a obras arte, sobretudo em espaços fechados.

O nome da síndrome se deve ao escritor francês Stendhal (pseudônimo de Marie-Henri Beyle, imagem à direita) que, tendo sido acometido dessa perturbação em 1817, fez a primeira descrição detalhada dos seus sintomas que foram publicadas no livro Nápoles e Florença: uma viagem de Milão a Reggio. Após observar por muito tempo alguns afrescos, descreveu sua experiência como: "A onda de emoção que me tomou era tão profunda que apenas podia se distinguir da inquietação religiosa. Quando saí do porto de Santa Croce, meu coração se pôs a bater com força; e segui andando com um medo persistente de cair no chão”.

É uma doença que acomete muitos viajantes que vão a Florença. Quem já esteve na Galeria Uffizi (foto à esquerda), sabe o que essa síndrome pode causar...

Um comentário:

J.Universo Soares disse...

O número de pessoas que surtam em viagens diante de tanta novidade e emoções é grande. muitas pessoas precisam ficar internadas para recuperar o ponto de equilibrio. Muito boa a abordagem desse assunto, tão desconhecido pela maioria dos viajantes. Olha que o número de pessoas acometidas por essa síndrome não é pequeno.
Abraços.