sábado, 1 de agosto de 2009

O que está acontecendo com o glamour de viajar?

Esta manhã acordei bastante cedo para tomar o vôo de volta pra Miami, mas ao chegar no aeroporto notei que tinha algo de estranho acontecendo, já que as entradas do aeroporto estavam fechadas por carros da polícia.

Um enorme congestionamento foi se formando na entrada do Aeroporto LaGuardia em NY e uma multidão se acumulando à medida que saiam dos carros, táxis e ônibus, na tentativa de chegar até a área de embarque. Enquanto isso, mais carros de polícia, esquadrões de bombeiros e unidades especiais chegavam ao aeroporto e se acumulavam à multidão que esperava pela abertura do mesmo.

Durante uma hora estive tentando em vão encontrar notícias pela internet que pudessem explicar o que estava acontecendo. Somente mais tarde consegui ver pelo Twitter da CNN que havia uma ameaça de bomba não confirmada.

Resultado é que meu vôo terminou saindo com um atraso de mais de três horas e quase perdi um almoço em Miami. Explicação para todo o problema? Ainda não se sabe bem o que realmente aconteceu, mas parece que uma pessoa com problemas psiquiátricos entrou no aeroporto com o que parecia ser uma bomba numa mochila. A TSA – agência responsável pela segurança nos aeroportos dos E.U.A. – reagiu exageradamente? Não na minha opinião, já que o trabalho deles é garantir a segurança dos viajantes.

É certo que o mundo mudou e viajar ficou mais burocrático. Já é a segunda vez que passo pela situação de encontrar o aeroporto fechado e evacuado devido a ameaças terroristas... E uma lástima que tenhamos que passar por isso. Porque há grupos ou indivíduos que acham que sua causa (seja qual for, incluindo loucura) é mais importante que o direito de ir e vir dos cidadãos?

Tenho saudades dos tempos que não era necessário enfrentar estes problemas e quando viajar era seguro... se podia embarcar sem problemas com itens de uso pessoal como shampoo, loção pós-barba e cortadores de unha não eram considerados uma arma potencial... Não tinha que chegar com 2 horas de antecedência no aeroporto para passar por scanners, revistas, interrogatórios... Mas é um mal necessario nos dias de hoje. Me sinto mais seguro tendo que viajar frequentemente e já incorporei psicologicamente o processo como parte das minhas rotinas. Mas que tirou um pouco do glamour de viajar, tirou... não é nada ‘sexy’ ver a pessoa que vai à sua frente na fila do scanner tirando o cinto, sapatos, a meia furada aparecendo...

Minhas dicas:
  • Relax! E seja paciente. O pessoal do aeroporto está fazendo seu trabalho e não tem culpa do que está acontecendo.
  • Ligue pra companhia aérea, agente de viagens ou seguro de viagens para pedir informações e tente encontrar um vôo alternativo em outro aeroporto neste tipo de situação.
  • Avise a família que está tudo bem e que o vôo vai chegar atrasado, para que ninguém fique preocupado com as notícias sensacionalistas que aparecem na televisão.
  • Se existem compromissos agendados, faça o possível para avisar que existe um atraso e que possivelmente não será possível chegar a tempo.

Importante:

  • Não faça nenhuma piada sobre terrorismo ou bomba pro pessoal da segurança do aeroporto. Além deles não terem nenhum senso de humor, isso pode render cadeia.
  • Lembre de revisar se a meia não está furada antes de ir pro aeroporto para não passar vergonha quando tiver que tirar o sapato para atravessar o scanner.

Um comentário:

J.Universo Soares disse...

Seria bom que algumas figuras que estejam de calça larga tomem cuidado tiraro cinto para a passar no scanner, vai que tá usando uma "lingerie" e a claça cai...
Universo