sábado, 15 de agosto de 2009

Mercado da Democracia

Daqui a algumas semanas, o lugar mais democrático de Belo Horizonte, o Mercado Central, estará completando 80 anos! Bem vividos, diga-se de passagem!

O Mercado Central, anteriormente denominado Mercado Municipal de Belo Horizonte, pertenceu à Prefeitura da cidade até 1964 e foi criado em 7 de setembro de 1929, pelo então prefeito Cristiano Machado. Seu galpão ocupa um quarteirão inteiro do Centro de Belo Horizonte, na Avenida Augusto de Lima.

Um dos meus cantinhos favoritos, o Mercado Central é, para mim, a melhor forma de matar a saudade da Capital da Terra das Alterosas. Todas as vezes que viajo à Belo Horizonte, faço o possível para dar uma passadinha por lá. E foi o que fiz neste fim de semana.

O Mercado Central mistura tradição, cultura popular e contemporaneidade, É um dos lugares mais ecléticos, democráticos e aconchegantes que conheço. Lá se pode encontrar de tudo, desde produtos típicos de um mercado, até artigos religiosos e esotéricos, e animais vivos.

Além disso, o Mercado é um centro gastronômico, seja para comprar ingredientes para cozinhar em casa, ou saborear uma boa comida mineira. E, é claro, estando na capital nacional dos botecos, numa visita ao Mercado Central não pode faltar uma cerveja estupidamente gelada, acompanhada de amigos e deliciosos tira-gostos... o meu preferido é o bife-de-fígado-acebolado-com-jiló (bão dimais da conta!).

Em meio a todas estas misturas e combinações que fazem do Mercado Central um lugar muito especial, com um colorido, sabor e aromas tão próprios, convivem harmonicamente e pacificamente, pessoas de diferentes classes sociais, credos e paixões, torcedores trajando suas camisas do Galo, Cruzeiro e América, compartilhando o mesmo espaço e, muitas vezes, a mesma cerveja. Não existe lugar mais democrático que este!

Minhas Dicas:


  • Onde beber e comer: Bar Mercado Central (Corredor: S 16 Tel: +55-31 3274-9687). Não espere luxo e conforto em nenhum bar do mercado. Tomo mundo bebe de pé, no melhor dos casos, sentado num engradado de cerveja. Como o bar está sempre muito cheio, as garrafas de cerveja são lançadas de um lado a outro pelos garçons. Cuidado com a cabeça!
  • O que beber: Peça uma cerveja bem gelada (cu de foca... você já imaginou algo mais gelado que isso?) ou uma cachacinha mineira.
  • O que comer: além do bife-de-fígado-acebolado-com-jiló, existem vários tira-gostos deliciosos, como a moela de galinha no molho de tomate (servida com pãozinho Frances), pastelzinho (queijo ou carne com jiló), chouriço, língua de boi, sanduíche de carne e queijo, etc..
  • O que levar: Uma maquina fotográfica. É um lugar fantástico para fotografar, pelos movimentos, cores e texturas.
  • O que não levar: Bicicleta... o estacionamento do estabelecimento não as aceita. Apesar de possuir 420 vagas, veta terminantemente a entrada de ciclistas. Infelizmente, a atitude segue na contramão da tendência mundial de incentivar o transporte alternativo não motorizado.
  • O que você não deve deixar de fazer: Ficar perdido no mercado. É legal e sempre acontece comigo. Termino sempre descobrindo algo novo.
  • O que comprar: Tem basicamente de tudo, desde frutas, verduras, legumes, laticínios, carne, peixe, ovo, mel e derivados, doces mineiros, artigos de cozinha (panelas, louças, etc.), artesanato, floricultura, farmácia, brinquedos, roupas, ervas e poções “mágicas” (para curar impotência, unha de dedão encravada, intestino preso, etc.), incenso, vela, imagem de santos (católicos, umbanda, candomblé), peixinho de aquário, passarinho, galinha (viva), etc.. Tem lojas especializadas em azeitonas, chás, mandiocas, artigos pra feijoada e muitas coisas mais!

Onde comprar...

  • Empadinha: Ponto da Empada (Corredor: R14 Tel: +55-31 3274-9570), um dos produtos mais famosos e disputados do mercado.
  • Queijo minas: Não podia faltar o queijinho!!! Dica de mineiro, compre na Loja do Itamar (Corredor: J19 Tel: +55-31 3274-9535). Além de encontrar o melhor queijo, o atendimento do pessoal da loja é excepcional!
  • Carne: No Frigorífico Montalvania (Corredor: S16 Tel: +55-31 3273-1798) e pergunte pelo Marquinhos que sempre atende com a maior simpatia.
  • Artigos pra feijoada: A Rainha da Feijoada (loja: 105 Corredor: L2 Tel: +55-31 3274-9539). O Luiz está lá para dar o melhor atendimento.

Importante:

  • Recomendo a visita ao Mercado Central durante o fim de semana, apesar de ficar um pouco mais cheio. É mais divertido.
  • O Mercado Central tem uma página web: http://www.mercadocentral.com.br/

Um comentário:

J.Universo Soares disse...

Só para te fazer "inveja", fui lá essa semana comprar queijo minas e material de macumba. uiverso