O Olhar Estrangeiro:
- Encarar é sinal de desrespeito em algumas culturas da Ásia. Em outras culturas, não olhar diretamente nos olhos significa o contrario. Muitos asiáticos podem ficar relutantes de ter contato visual com uma figura de autoridade. Por exemplo, ao saudar um chinês, o melhor é evitar um contato visual prolongado como sinal de respeito e deferência.
- Em Gana, as crianças são ensinadas a não olhar os adultos diretamente nos olhos porque seria considerado um ato de desafio.
Que Cara É Essa?
- Ainda que o sorriso seja uma expressão de felicidade na maioria das culturas, também pode significar outras emoções. Alguns chineses, por exemplo, podem sorrir quando eles estão discutindo algum tema triste ou desconfortável.
- Piscar o olho tem diferentes conotações. Nas culturas latino-americanas, piscar o olho é um convite romântico ou sexual. Na Nigéria, os Yorubas podem picar para seus filhos quando querem que eles saiam da sala. Muitos chineses consideram essa expressão algo rude.
- Em Hong Kong se deve evitar piscar os olhos de maneira visível, já que isso pode ser visto como um sinal de desrespeito ou de tédio.
- Alguns filipinos apontam a um objeto arregalando os olhos ou juntando os lábios e apontando-os, ao invés de usar as mãos. Da mesma forma, em muitos países latino-americanos se usam os lábios para apontar a algo, porque apontar com o dedo é falta de educação.
O Sexo Oposto:
- O ideal é manter uma distância respeitosa do sexo oposto. O recomendável para os rapazes é não sair encarando as mulheres, enquanto as garotas devem estar bem atentas, já que a liberdade feminina é bem restrita.
- Nos países muçulmanos, além de terem de cobrir boa parte do corpo, muitas mulheres só podem sair à rua acompanhadas de outra mulher ou do pai, marido, irmão ou outro parente do sexo masculino. Também fazem as refeições em separado e não têm permissão para dirigir carros. Já o homem pode manter várias esposas. Namorados só devem se tocar depois do casamento. Nos transportes públicos, pessoas do sexo oposto não se sentam lado a lado.
- Na Indonésia e Tailândia, casais de namorados não devem se beijar ou trocar carícias na frente dos outros.
- Já nos Emirados Árabes, os casais de namorados sequer podem caminhar de mãos dadas. Pode até dar cadeia!
- Em tempo, evite piadas sexistas, brincadeiras de duplo-sentido e insinuações em países como os Estados Unidos que têm pouca tolerância e senso de humor.
E você, tem alguma dica e curiosidade para compartilhar?